quarta-feira, 24 de agosto de 2011

O Movimento em Heráclito


Nasceu em Éfeso, cidade da Lídia, na Ásia menor, descendia de família real.
Idealizador e propagador do “dinamismo Universal”, do nunca o mesmo, da modificação constante das coisas. O ser está sempre em eterna mudança, nunca atingindo o seu ponto máximo, nunca chega a ser, sempre no ainda não.
Para sustentar seu pensamento, em primeiro lugar, chamou a atenção para a perene mobilidade de todas as coisas que são: nada permanece estável, mas tudo se move, tudo muda, tudo se transforma, sem cessar e sem exceção.
Para explicar o seu pensamento se serve de dois símbolos: da guerra e do fogo.
“a guerra é a mãe de todas as coisas”, guerra entendida como conflito dos opostos, que se torna também geradora pelo fato de causar uma nova realidade, mesmo em meio à destruição (continua transformando as coisas), com a harmonia dos contrários.
Panta rei = tudo se move, tudo escorre, até mesmo o que parece sempre o mesmo, sofre mudanças, por agentes físicos e químicos na ação dos ventos quanto das chuvas ela vai se modificando.
POPPER= (comentador) Tudo está em fluxo até mesmo as vigas, a madeira, o material de que é feito o mundo: Terra, pedras e o bronze de um caldeirão, onde. As vigas apodrecem, a terra é levada e carregada pelas chuvas e ventos, as rochas quebram-se e se desfazem, o caldeirão adquire uma pátima verde (Zinabre).
O fogo é a própria imagem do movimento, pois vive da queima do combustível e dessa queima vem à transformação em cinzas, fumaça e vapores, é perene. (Logos, razão, inteligência).
Para NIETSCHE: Mesmo quando parece parado, se está em movimento, por que está se deteriorando.

Parmênides e a Imobilidade

Cria o pensamento ontológico.
Na contramão do pensamento de Heráclito com uma outra interpretação da realidade: O tema de sua filosofia é o contraste entre verdade e aparência. Para ele existe o ser, sendo assim o ser é (princípio) e não pode não ser: o não ser não é e não pode ser de modo nenhum.
Imobilidade do ser = “é imóvel, ele é perfeito e acabado e, como tal não carece e não tem necessidade de nada, e por isso, permanece em si mesmo idêntico no idêntico, mesmo em seu mesmo, permanente em sua permanência.”
Para Parmênides não pode haver movimento, nem mudança, tão pouco transformação, a não ser em nossa imaginação.

POPPER = “o movimento (é ilusão) era impossível nesse mundo, a mudança era inexistente.
Realidade é imutável, baseado em uma única premissa: o que não é não é.
Existe a imobilidade, um constante não modificar.
* Verdade e aparência: só podem ser explicadas pela razão, uma vez que os sentidos, pelos contrários, se detêm na aparência e pretendem testemunhar o nascer, o perecer, o mudar das coisas, ou seja, ao mesmo tempo o seu “ser e não ser”. (estabilidade ontológica).

Nenhum comentário:

Postar um comentário